Tipos de arranjos florais

No momento, você está visualizando Tipos de arranjos florais

Tipos de arranjos florais

O mercado de arte floral está em alta. Tudo que envolve bem-estar, natureza, cuidado, beleza e o relaxamento, segue sendo tendência, neste mundo cada dia mais conturbado, que nos exige 24 horas.

Os arranjos florais têm um papel fundamental nesse estilo de vida, de quem prioriza a tranquilidade e a beleza, trago então, esse post para quem quer conhecer um pouco mais desse mundo e para meus/minhas clientes de assinatura floral.


ARRANJOS LINEARES

Os arranjos lineares são muito usados em assinatura floral pois são arranjos mais esculturais, que usam poucos elementos para que se tenha melhor destaque. O minimalismo e a transparência são bem explorados neste tipo de arranjo onde podemos ver o potencial criativo do florista.


ARRANJO VEGETATIVO

Os arranjos vegetativos são um dos tipos mais antigos de arranjos. São constituídos de uma grande variedade de flores, folhagens, podendo usar ainda outros elementos como pedras, cipós, musgos…. Neste tipo de arranjos, se procura imitar a natureza, se respeitando formas orgânicas, imitando um ambiente natural, como se aquela variedade de flores tivessem nascido no recipiente. Podem ter construção paralela ou irradiada. São confeccionados com espuma floral ou tela de galinheiro.


ARRANJOS BOTÂNICOS

Os arranjos botânicos são arranjos feitos com plantas na terra ou meios orgânicos, cujas raízes são preservadas. Essas plantas podem ter flores ou não, e os recipientes podem ser cestas, cachepôs, vidros, vasos, ou qualquer estrutura que garanta um arranjo bem estruturados, com mix de plantas vivas. São arranjos excelentes para assinaturas, já que duram um pouco mais que a média. Precisam de cuidado como ficar próximo a áreas com iluminação natural e regas a depender da espécie usada pelo florista.


ARRANJOS BOHO

Os arranjos boho, são os arranjos mais desconstruidos, com grande variedade de flores e folhagens, com texturas, movimentos explorando a convergência natural de cada elemento. Muito usado com flores desidratadas, galhos e frutas.


ARRANJOS TOPIARIA

Os arranjos em topiaria, são os arranjos estilo “bolinha”. São arranjos compactos, mais pesados e tradicionais. Muito usados em buquês de noivas.


ARRANJOS ESTRUTURADOS

São arranjos que se apoiam em algum tipo de estrutura, feitas com elementos diversos, de galhos a metais, elevando seu arranjo a status de escultura.


ARRANJOS DESIDRATADOS

Tendência absoluta, desde 2020, os arranjos desidratados estão em voga, trazendo um toque rústico/sofisticado para qualquer ambiente. É o tipo de arranjo que mais se precisa observar a paleta de cores da decoração do ambiente, visto que são arranjos de longa duração e que ficarão por bastante tempo no local escolhido.


ARRANJOS IKEBANA

Arranjo milenar oriental, as Ikebanas são arranjos com conceito, que devem ser bem equilibrados entre proporção e harmonia.


ARRANJOS INGLESES

Os arranjos ingleses, também conhecidos como arranjos garden, são arranjos montados em ânforas, podendo ter como base espuma floral ou telas de galinheiro. São arranjos assimétricos, com grande variedade de flores, folhagens, sementes, frutas, que prezam volume e profundidade… São lindos para ambientes amplos, como destaque no hall de entrada ou em mesas para festas.

Deixe um comentário